Instituto Laurinda – Pesquisa e desenvolvimento de produtos
Ações socioambientais para melhoria social e valorização cultural das tradições ribeirinhas de Mangabeira.
Ao dar voz e protagonismo às comunidades locais, conseguimos criar um processo sustentável e completo, que atende às necessidades dos clientes e melhora a qualidade de vida das pessoas com o beneficiamento de matérias-primas da Amazônia.
A floresta amazônica é abundante em toda a sua extensão e em todos os seus aspectos. E é assim que deve permanecer. Com sua riqueza biológica, ancestral e econômica conservadas.
Nas últimas décadas, no entanto, vemos níveis crescentes de desmatamento e problemáticas sociais, causados, principalmente, pelo crescimento de atividades econômicas alheias à conservação da vida da floresta. Em 2021, foram mais de 13.235km2 de áreas devastadas na floresta Amazônica brasileira.
Existe um caminho alternativo e possível. Provamos na prática que dá para fazer um comércio justo ressignificando o capitalismo. Juntos, podemos (e vamos!) mudar o fluxo econômico para que desague em uma realidade mais promissora, em que todas as pontas da cadeia sejam igualmente valorizadas.
Criamos um processo para que todos possam sair ganhando. Sem lado mais fraco e sem atalhos. Levamos a Amazônia até a sua porta, em formatos tão múltiplos e diversos quanto a floresta, mantendo tudo em seu devido lugar e representando os verdadeiros protagonistas desta história.
Enxergamos o que está por trás das matérias-primas e sabemos que cada produto tem uma narrativa única. Fazemos questão de propagar essas histórias e dar protagonismo às pessoas que tornam o nosso negócio possível. Estar com a 100% Amazonia é a certeza de que sua história será contada.
Existe um caminho alternativo e possível. Provamosna prática que dá para fazer um comércio justo ressignificandoo capitalismo. Juntos, podemos (e vamos!) mudar o fluxo econômico para que desague em uma realidade mais promissoraem que todas as pontas da cadeia sejam igualmente valorizadas.
Valorizamos a história e o trabalho de todos os elos da nossa cadeia. Somos guiadas pelo senso de justiça, de ética e de igualdade. Pra nós, o comércio só faz sentido se for bom para todo mundo. Sabemos que só é possível levar o melhor da Amazônia para o mundo se oferecermos as melhores condições para a nossa gente e a nossa floresta.
Estamos intrinsecamente conectadas às possibilidades da floresta. Entendemos, aprendemos, vivemos e valorizamos, de forma integral, cada insumo que a natureza nos proporciona para crescermos juntas.
De uma única fruta, a polpa vira suco, a semente se torna óleo e da casca nasce um cosmético. Sabemos que ao levar essa pluralidade para a vida de cada um, possibilitamos que as pessoas se conectem com a floresta e nos ajudem a mantê-la em pé.
Pela Amazônia! Manter a floresta conservada, com foco na geração de renda e no desenvolvimento local, é o propósito que orienta o modelo de negócios da 100% Amazônia.
Matérias-primas renováveis – Nascemos para provar que é possível desenvolver cadeias de valor baseadas em produtos renováveis e não madeireiros. Tudo a partir de relacionamentos comerciais justos e sustentáveis com as comunidades tradicionais que vivem na floresta.
Desenvolvimento socioeconômico local – Além de comercializar produtos com originalidade, nosso objetivo também é desenvolver o protagonismo das comunidades amazônicas. A partir do manejo florestal comunitário e do acesso a mercados, elas afirmam sua autonomia econômica e seu papel de guardiões da biodiversidade, dos saberes e da cultura amazônica.
Regeneração de áreas devastadas – Não existe futuro para a Amazônia sem mudança! Trabalhamos para transformar a forma como nos relacionamos com ela hoje, principalmente na forma de fazer negócio. Por isso, conservamos a floresta e investimos na regeneração de áreas degradadas pelo desmatamento para a produção de espécies locais.